HOMEANÁLISE ERGONÔMICARELATÓRIO DE ENSAIOSNOTÍCIASLOCALIZAÇÃO FAVORITOS
 
 
 
 
NOTÍCIA
« Voltar para página anterior
Como escolher uma cadeira ergonômica

Não se deixe iludir pelas aparências das cadeiras ou pelo rótulo de “ergonômica”. Procure quando possível experimentar as cadeiras para verificar se o modelo atende realmente as suas características físicas. Se possível, faça uma demonstração ao fornecedor para testar a cadeira durante alguns dias.

Evite cadeiras com bases giratórias ou rodízios feitos somente com material plástico. Também não opte pelos modelos que não trazem a identificação do fabricante.
Prefira um modelo com um número maior de partes ajustáveis (assento, altura e encosto), principalmente se a cadeira for utilizada por pessoas de diferentes estaturas.

A opção mais saudável

Uma postura inadequada pode ser muito prejudicial à saúde. Uma série de lesões e de doenças já é atribuída ao desconforto do corpo em cadeiras não apropriadas. Entre elas estão a síndrome cervicobraquial, a cervicalgia (ambas provocam dor no pescoço) e a lombalgia (dor na região lombar). Com isso, a escolha de uma cadeira ergonômica, que se ajuste corretamente às diferenças de altura e de peso características de cada pessoa, torna-se essencial.

Na opinião de Márcio Modesto Penna, ortopedista, traumatologista e médico do trabalho, a cadeira ideal é a que tem o encosto e o assento separados. “Caso contrário, o usuário tem de fazer força para manter o tronco ereto, o que faz com que ele acabe adotando uma posição curvada para aliviar o esforço. Essa postura pode resultar em dores no pescoço e nas costas, além de ocasionar a síndrome cervicobraquial”, completa Penna.
Outro ponto importante é verificar a altura do assento, que deve ser igual à distância entre a parte inferior da coxa e a planta dos pés, segundo o higienista ocupacional, Amarildo Duzi Moares, responsável por este teste. “Um assento muito alto pode ocasionar formigamentos nas coxas, varizes e até inchaço nos pés, enquanto uma posição muito baixa provoca fadiga”, avisa ele.

Seu papel também é fundamental neste processo: procure manter sempre uma postura correta e regule o assento e o encosto de sua cadeira adequadamente travando muito bem todos os pontos de regulagem. “Levantar-se freqüentemente, de uma em uma hora, também é um hábito saudável para evitar a fadiga corporal e até a visual”, completa o médico Márcio Modesto Penna.

Fonte: Newflex
 
 
NEWFLEX - Cadeiras Ergonômicas
Fábrica: Rua Floriano Peixoto, 218 - Centro - Vargem Grande do Sul/SP
Escritório: Rua Capitão Gabriel Ribeiro, 235 - Centro - Vargem Grande do Sul/SP
fabrica@newflex.ind.br
Desenvolvido por: DIGITATOS
Fone: (19) 3641-7652
Fax: (19) 3641-5398